ELABORAÇÃO DE CONTRATOS DE SERVIÇOS: 5 DICAS ESSENCIAIS PARA SEU NEGÓCIO!

Tudo sobre elaboração de contrato de prestação de serviços.

A elaboração de contratos de prestação de serviços é essencial, pois é esse documento que especifica os direitos e deveres nas relações criadas com a empresa.

Para começar, é preciso dizer que um contrato, por mais que pareça, não precisa ser algo complexo. O documento pode ser elaborado com a utilização de uma linguagem simples, de fácil entendimento. Aliás, fica aqui outra dica: a empresa pode exigir clareza nos contratos que tiver que assinar. Se um fornecedor ou cliente enviar uma minuta incompreensível, devolva com sugestões para tornar a redação mais simples, direta e prática.

Existem várias formas de redigir um bom contrato de prestação de serviços, mas separamos 5 dicas que são essenciais para usar nesse momento. Leia com atenção e, se tiver qualquer dúvida, pode clicar aqui e enviar uma mensagem.

Qual é a melhor elaboração de contrato de prestação de serviços?

Elaboração de contratos de serviços: lembre-se de sempre qualificar as partes!

Essa, talvez, seja a parte principal de um contrato. Qualificar as partes é basicamente identificar quem é o contratante e quem é o contratado. O documento precisa conter algumas informações básicas sobre ambos.

Para pessoa física, essas informações são comuns, como nome, CPF, RG, endereço, profissão e nacionalidade. Já quando se trata de uma pessoa jurídica, será preciso acrescentar razão social, CNPJ, endereço da sede e dados do representante legal da empresa.

Todas essas informações precisam estar em campos separados e identificados a quem pertencem (contratante e contratado). Nada de misturá-las, ok?

Uma grande dica na hora de elaborar essa parte do contrato é prestar atenção na grafia e nos números digitados. Parece bobo, não é? Porém, apenas um número diferente já pode identificar outra pessoa ou empresa. Então, mesmo sendo uma parte simples de ser elaborada, é preciso fazer com calma e muita atenção.

assessoria jurídica em São Paulo.

Definindo o objeto do contrato de prestação de serviço

A nossa dica aqui é detalhar, detalhar, detalhar... Antes de elaborar essa parte do contrato, faça perguntas a si mesmo, como “O que é que estou contratando?” ou “O que estou oferecendo?”. O objetivo aqui é evitar que haja qualquer confusão e dúvida quanto aos serviços que devem ser executados.

Então, se você, por exemplo, vai prestar um serviço de limpeza, pode colocar em detalhes no contrato tudo o que será feito durante a atividade. Por exemplo, comece dizendo quais áreas da empresa serão limpas (salas e banheiros ou somente salas?), quais métodos utiliza para limpar (apenas vassoura ou se você também passa pano).

Explique exatamente tudo o que irá oferecer no serviço. E se achar necessário, conte também o que não está contemplado no acordo e exigiria um pagamento extra para ser feito.

Escritório especialiado em direito empresarial em São Paulo.

Elaboração de contratos de serviços: quais serão as obrigações das partes?

Você pode (e deve) incluir a data de início e a data de fim do contrato, explicar em quais condições irá realizar o trabalho ou então se irá necessitar de ajuda em algum momento durante a prestação do serviço.

Ao elaborar esse item, é preciso ser muito claro com as informações. Explique exatamente quais serão as obrigações exatas de ambas as partes, não poupe nenhum detalhe.

Entre as obrigações, por exemplo, pode constar a exigência de que o serviço seja prestado exclusivamente por profissionais habilitados para o fiel cumprimento das tarefas, com certificações que comprovem essa capacidade técnica.

Outra obrigação comum em contratos de prestação de serviço é a de informar a outra parte sobre qualquer anormalidade constatada. Tendo, novamente, uma empresa prestadora de serviços de limpeza como exemplo, essa anormalidade poderia ser a falta de um produto específico para a higienização dos banheiros, que será substituído momentaneamente por outro de qualidade inferior. Essa troca deve ser informada. De preferência, por e-mail, para haver um registro.

advogado para redação de contratos
Empresa contrata advogado para redação de contratos.

Elaborando as formas de pagamento do serviço

Se você já elaborou todo os outros itens do contrato de prestação de serviços, então finalmente chegou a hora de falar sobre pagamento. Essa é sempre a parte que ambos vão verificar primeiro, para checar se as informações estão corretas.

Nesse item, você deve indicar o valor do serviço (valores, se for mais de um a ser oferecido), o cronograma e as condições de pagamento que serão dadas ao contratante. Pense em toda informação que seja relevante quanto a esse tema e insira aqui. Lembre-se de ser o mais específico possível. Você não quer gerar dúvidas ou confusão, né?

Elaboração de contratos de serviços: não se esqueça de definir as penalidades

Aqui vai nossa quinta e última dica: defina as penalidades. É de suma importância esse item porque ele deve conter o que irá acontecer caso alguma das partes acabe não cumprindo com o que foi combinado no contrato. As penalidades precisam estar previamente definidas caso aconteça algo inesperado.

Por exemplo, se a parte que ficou responsável pela prestação de serviços acabou não exercendo as atividades descritas no contrato, deve ser penalizada conforme descrito nesse item.

Melhor escritório de advocacia de São Paulo.

Dicas finais: elabore um bom contrato para o seu negócio

Elaborar um contrato de prestação de serviços é demorado e demanda muita atenção. A nossa dica final é: caso precise revisar ou redigir o contrato, contrate um profissional especializado.

“Mas, quem são essas pessoas especializadas?”

Advogados com grande experiência na área empresarial. Um advogado saberá dizer exatamente se o seu contrato está correto e de acordo com a lei e, se houver alguma quebra do combinado, ele poderá te auxiliar na resolução do problema. A ajuda profissional, tanto na elaboração do contrato quanto na garantia do seu cumprimento, é muito importante.

O Custódio Lima Advogados Associados é um escritório especializado em Direito Empresarial, Direito do Trabalho, Direito Previdenciário, Direito Sindical e Direito de Família.

Nosso escritório está localizado em São Paulo, na Barra Funda, em frente ao Fórum Trabalhista Ruy Barbosa, na Avenida Marquês de São Vicente, nº 230, Conjuntos 501 a 504.

Se tiver qualquer dúvida, pode perguntar clicando aqui. Em breve, responderemos. Até a próxima!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Open chat
Fale com um Advogado
Olá! Precisando de um Advogado? Fale conosco