AUDITORIA PREVENTIVA TRABALHISTA NAS EMPRESAS REDUZ RISCOS JUDICIAIS

Como funciona uma auditoria preventiva trabalhista?

A auditoria preventiva trabalhista é muito importante para as empresas. Mas você sabe o que ela é, como funciona e quais benefícios proporciona? É isso que vamos te contar em detalhes no artigo de hoje!

 A auditoria preventiva trabalhista é um trabalho de precaução e autoanálise feito por terceiros, sem depender da administração da empresa. A finalidade é auxiliar a área de recursos humanos na busca por excelência e na execução dos processos. O exame avalia se o sistema de trabalho que foi implementado no negócio é íntegro ou não.

Entre as diversas funções da auditoria preventiva nas empresas estão:

– Avaliar profundamente os setores;

– Identificar quais pontos podem ser aprimorados ou precisam de mais atenção;

– Funciona como uma ferramenta de prevenção para reduzir riscos de passivo jurídico.

Problemas mínimos podem fazer com que a empresa corra riscos de ser processada. E nem você nem nenhum outro empresário gosta de ser surpreendido por problemas trabalhistas, ainda mais quando existe a possibilidade de eles serem evitados, ou pelo menos minimizados.

Para saber mais sobre o que é a auditoria preventiva trabalhista, leia o texto até o final! Separamos todas as informações que você precisa saber sobre o assunto. Se, ao fim da leitura, ainda restarem dúvidas, clique aqui e envie uma mensagem.

Quero contratar uma auditoria preventiva trabalhista em São Paulo.

Auditoria preventiva trabalhista: o que é e como funciona?

A auditoria preventiva trabalhista faz um exame analítico de certificados e de pessoas na área de Recursos Humanos. Contudo, ela não audita apenas os fluxos internos, mas também aponta se a empresa está em compliance com as obrigações legais trabalhistas e com as normas regulamentadoras do trabalho.

Portanto, essa auditoria verifica tudo o que é necessário alterar dentro da empresa, checando o que não está de acordo com a legislação, e depois entrega para a empresa uma orientação de quais providências precisam ser tomadas para  a regularização.

Melhor escritório de direito trabalhista em São Paulo.

Por que investir na auditoria preventiva trabalhista?

Até aqui você já conseguiu perceber como essa auditoria funciona dentro de uma empresa. Mas se você ainda não está convencido da importância dela, conheça mais alguns motivos que a tornam muito importante!

REDUÇÃO NOS CUSTOS OPERACIONAIS

Ajustar processos que não estão de acordo com a legislação é mais barato do que pagar as multas aplicadas por órgãos fiscalizadores. Procedimentos internos que possuem uma má gerência dão muitos prejuízos para uma empresa.

Após a promulgação da Lei Anticorrupção Empresarial (Lei nº 12.846) de 2013, os riscos financeiros se intensificaram. A lei diz que a pessoa jurídica é responsabilizada, tendo envolvimento ou não no ato. Ou seja, se um funcionário comete um erro, a gestão recebe culpa mesmo se não tiver conhecimento do fato.

MAIOR CONTROLE DE INFORMAÇÕES E DETALHES

Uma auditoria consegue descobrir pontos de atenção, oportunidades e outros detalhes da empresa que, muitas vezes, acabam passando despercebidos. Isso porque quanto mais uma empresa cresce, mais difícil fica perceber todas as suas particularidades.

Além disso, a auditoria analisa se as informações que são levadas para a gerência possuem veracidade, dando à administração uma visão imparcial para que ela possa tornar a gestão mais eficiente.

CRESCIMENTO SUSTENTÁVEL

Uma auditoria permite que a empresa torne os procedimentos mais eficazes para conseguir alcançar seus objetivos. Os administradores recebem um relatório com detalhes sobre tudo o que acontece na empresa.

Com informações precisas, é possível criar medidas estratégicas. Conhecendo todos os pontos fracos, é possível fazer as correções. Dessa forma, a empresa tem a possibilidade de planejar readaptações e expansões para o mercado, conseguindo ser mais lucrativa.

Como funciona uma auditoria empresarial?

DIMINUIÇÃO DOS PROBLEMAS FISCAIS

Ao contratar uma auditoria trabalhista, a empresa consegue eliminar todas as irregularidades na área, as quais, geralmente, são causadas pela falta de conhecimento.

Consequentemente, o risco de fraudes é minimizado, as infrações legislativas do trabalho podem ser corrigidas, as reclamações diminuem e o agravamento de erros é evitado.

Dessa forma, é possível impedir problemas com a Justiça e com o Ministério do Trabalho, porque a estratégia resulta num fator de motivação para os funcionários que começam a se alinhar às normas da empresa.

MAIOR CONFIABILIDADE

Com uma auditoria trabalhista, a empresa consegue ter um aumento na credibilidade tanto por parte dos sócios quanto por parte dos funcionários, clientes e investidores. Todos são favorecidos porque os direitos deles estão sendo conservados e os procedimentos melhorados.

Auditoria preventiva trabalhista: que erros costumam ser encontrados?

 Uma auditoria trabalhista costuma encontrar muitos problemas dentro de uma empresa. Alguns deles são bem comuns:

– Horas extras mal calculadas;

– Justa causa equivocada;

– Assédio sexual e moral;

– Excesso de acidentes e doença no trabalho.

Uma auditoria preventiva trabalhista não serve para investigar os erros de uma empresa. A sua utilidade é fazer justamente o que o nome dela já diz: prevenir. O objetivo é antever e remover possíveis obstáculos.

Existe algum motivo de insatisfação com um funcionário? Ou há algum fator potencial de risco que pode levar a um problema?

A auditoria trabalhista vai identificar tudo isso e vai orientar a administração como resolver isso da melhor maneira possível.

Contratar advogado especializado em Direito do Trabalho.

Custódio Lima Advogados Associados

O Custódio Lima Advogados Associados é um escritório especializado em Direito Empresarial, Direito do Trabalho, Direito Previdenciário, Direito Sindical e Direito de Família.

Nosso escritório está localizado em São Paulo, na Barra Funda, em frente ao Fórum Trabalhista Ruy Barbosa, na Avenida Marquês de São Vicente, nº 230, Conjuntos 501 a 504.

Se tiver qualquer dúvida, pode perguntar clicando aqui. Em breve, responderemos.

Até a próxima!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Open chat
Fale com um Advogado
Olá! Precisando de um Advogado? Fale conosco