CANAL DE DENÚNCIAS: TODA EMPRESA DEVE TER UM!

canal de denúncias: o que é isso?

O canal de denúncias é uma ferramenta indispensável hoje em dia. É o meio mais seguro e prático para receber informações sobre irregularidades, como casos de fraudes dentro da companhia.

A corrupção traz diversas consequências negativas para uma organização: coloca em risco os funcionários, prejudica a sociedade, além de resultar na perda de valor de mercado, em boicotes e prejuízos bem graves que podem levar à falência.

É fundamental contar com uma ferramenta que iniba esses casos. Por isso, o canal de denúncias se apresenta como o pilar principal do programa de Compliance.

De acordo com o The Association of Certified Frauds Examiners (ACFE), uma associação norte-americana de verificadores de ilegalidades corporativas, os atos fraudulentos correspondem a 5% da receita das empresas, uma quantia aproximada de US$ 6,3 bilhões por ano. Em 42% dos casos, a ferramenta que consegue detectar as irregularidades é o canal de denúncias.

Continue a leitura para entender mais sobre como funciona esse sistema, como ele pode ser implementado na sua empresa e quais são as maiores vantagens.

Caso tenha qualquer dúvida sobre o tema, fique à vontade para entrar em contato conosco. É só mandar uma mensagem clicando aqui!

Saiba tudo sobre o canal de denúncias.

Canal de denúncias: o que é e como funciona?

O canal de denúncia é uma ferramenta que está diretamente ligada ao programa de Compliance de uma empresa. É o meio pelo qual os funcionários, clientes e parceiros poderão comunicar práticas que considerem ilegais, como:

– Assédio moral;

– Desvio de verba;

– Ações antiéticas;

– Vazamento de informações;

– Ações ilícitas variadas.

Criando esse canal, a empresa consegue permitir que as pessoas possam falar em segurança sobre os atos de irregularidade que observarem, oferecendo provas ou caminhos a serem seguidos para que os gestores consigam encontrar os culpados.

Toda denúncia feita é encaminhada diretamente para a área competente que irá investigar a informação. Caso seja comprovada, a organização irá aplicar sanções anteriormente previstas para que a questão possa ser resolvida.

Como criar um programa de compliance na minha empresa?

Como implementar um canal de denúncias na minha empresa?

A Lei Anticorrupção fez com que as organizações se preocupassem mais com questões referentes à integridade corporativa. Afinal, essa lei determina penalizações jurídicas e financeiras para as empresas que não adotarem boas práticas de governança.

Implementar o canal de denúncias não é tão difícil quanto parece e pode ser feito em poucos passos! Confira:

1- Crie um Código de Conduta

O Código de Conduto será a Carta Magna de sua empresa. O documento deve conter as normas que serão seguidas pelos colaboradores, bem como as diretrizes, valores e soluções para eventuais conflitos. Também é preciso incluir quais comportamentos serão aceitos.

2- Saiba quais ferramentas serão utilizadas para trabalhar

As ferramentas utilizadas em um canal de denúncias podem ir de um simples telefone até um software específico para essa função.

Por exemplo, o telefone pode receber denúncias rapidamente, mas é possível que nem todo colaborador se sinta confortável usando esse meio, já que existe um risco de a voz ser identificada por quem estiver do outro lado da linha. Já um software pode permitir que as pessoas permaneçam anônimas e facilita a gestão das informações recebidas.

3 – Planeje como as denúncias serão tratadas

Com a chegada das denúncias, é importante ter clareza de como elas serão tratadas. É necessário definir um meio de encaminhamento até o profissional responsável por solucionar o caso. E estipular prazos para que a investigação seja concluída.

O que é um programa de boas práticas empresariais?

Canal de denúncias: saiba quais são as vantagens para a empresa, funcionários e clientes

João é cliente de uma empresa e deseja informá-la sobre uma situação de irregularidade que ele observou. Provavelmente, se tiver que se identificar ou lidar com muito burocracia, ele acabará desistindo. Mas se houver um canal de denúncias, em poucos minutos ele entrará em contato, falará sobre o caso e ficará com a consciência tranquila.

O canal de denúncias é muito importante porque permite que as organizações mostrem a seus colaboradores e clientes que valorizam a ética e transparência.

Alguns dos benefícios oferecidos com a prática:

Comprova que a organização está de acordo com a Lei Anticorrupção, além de reduzir a probabilidade da incidência de sanções sobre ela futuramente;

– Ajuda na prevenção contra fraudes e atitudes antiéticas;

Ajuda na prevenção e diminuição de casos de assédio, já que os colaboradores tendem a agir conforme os valores da instituição;

A empresa tem sua reputação blindada, consequência positiva porque os consumidores cada vez mais têm procurado consumir de marcas que valorizam a ética;

Otimiza o ambiente corporativo e, se os funcionários estão se sentindo seguros, consequentemente se sentem satisfeitos e produzem mais;

– Reduz os prejuízos da empresa que são causados por fraudes e ações ilícitas;

Apresenta para a instituição um diferencial competitivo;

– O canal de denúncias é um pré-requisito para as negociações com órgãos do governo, bem como para participar de qualquer licitação.

advogado especializado em direito empresarial em São Paulo.

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O Custódio Lima Advogados Associados é um escritório especializado em Direito Empresarial, Direito do Trabalho, Direito Previdenciário, Direito Sindical e Direito de Família.

Nosso escritório tem longa experiência com a implantação de Programas de Compliance e a estruturação de canais de denúncias.

O Custódio Lima Advogados Associados está localizado em São Paulo, na Barra Funda, em frente ao Fórum Trabalhista Ruy Barbosa, na Avenida Marquês de São Vicente, nº 230, Conjuntos 501 a 504.

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